Sunday, June 28, 2009

Afinal é gordo ou não é gordo?

Sobre o post: "Haverá Omega 3 no Atum ao Natural? (post modificad...":


uma leitora e colega nutricionista (que eu não sei quem é) escreveu-me o seguinte:

"Dr.ª Madalena,
Gostaria apenas de acrescentar que, apesar de se dizer sempre que o atum é um peixe gordo, e eu como nutricionista também o digo, ao analisar a tabela de composição de alimentos do INSA, chego à conclusão que afinal não é tão gordo como um salmão, sarda, cavala e até mesmo de uma dourada!

Os valores de lípidos por 100g são:
Salmão - 21,9g
Sarda - 11,7g
Sardinha - de 9 a 16,4g
Cavala - 13,4g
Dourada 9,8g
Atum 4,9g

Será mesmo o atum um peixe gordo?"

------------------------

A MINHA RESPOSTA:

"De facto isto por vezes pode-se tornar um pouco opaco... com a agravante de eu não confiar totalmente na tabela do INSA para a análise de alguns alimentos (já viu a quantidade de peixes com basicamente 0 gordura lá indicados? E a Dourada com tanta gordura? Isso é uma novidade e um alarmar, para mim! E já viu a abóbora com apenas 9 kcal/100g? Terá perto de 3/4x isso.)

Penso que poderiamos dizer que o atum fresco é meio gordo, mas sendo que tradicionalmente o comemos conservado em azeite/óleo, tem sido encarado como um peixe gordo; de facto em azeite e escorrido tem cerca de 8-10g de lípidos/100 g.

Quanto ao salmão, estou habituada a trabalhar com valores de 12g lípidos para 100 g, http://www.nutritiondata.com/facts/finfish-and-shellfish-products/4258/2, por isso está a ver a (disparidade e) ingratidão dos números... e por isso eu evito cálculos muito detalhados no meu dia a dia com os pacientes."

Por isso a resposta é: depende, da confecção e da tabela de valores nutricionais...

2 comments:

  1. Agora já há atum em conserva de água. Será menos gordo assim?

    ReplyDelete
  2. Olá Cupcake,
    Sim, será menos gordo assim, menos que o atum em azeite/óleo e menos que um cupcake também :).

    Obrigada e volte sempre,
    Madalena Muñoz

    ReplyDelete