Wednesday, June 30, 2010

Gordura Vegetal Hidrogenada - Atenção nos Supermercados com Comida Pronta

Esta gordura muito maléfica e muito utilizada pela indústria alimentar aparece também em algumas comidas prontas de venda ao peso, em cadeias de Supermercados muuuuuito populares - sendo chocante duplamente visto terem nutricionistas/dietistas na sua equipa de trabalho!

Pode-se ler este ingrediente mediante a etiqueta da dose de comida que comprar, pelo que apenas podemos verificar se a comida contém essa gordura após o pedido da mesma...!!

Por exemplo, um "bacalhau com natas" deste supermercado não contém natas algumas!! Em vez tem molho béchamel e uma emulsão baseada em óleos hidrogenados (por ex. de soja). O mesmo para uma massa carbonara, que pode levar com essa gordura em vez do azeite normal/saudável!! Escandaloso!!

Por tudo isto ATENTE aos rótulos cada vez mais, de COMIDAS PRONTAS FRESCAS além das outras todas embaladas - tal como croisssants, biscoitos, congelados, batatas fritas, bolachas, etc. etc. --- as aplicações para a nefasta gordura vegetal hidrogenada, ou parcialmente hidrogenada, andem aí...!

Esta gordura aumenta o mau colesterol (LDL) e diminui o bom (HDL) - "que rico ingrediente!" Por isso, "se quer aumentar o seu risco de doenças vasculares", coma comidas com esta gordura! Dá vontade de ser-se irónico... pedimos desculpa.

PEÇA NO SEU SUPERMERCADO PARA RETIRAREM ESTE INGREDIENTE DAS NOSSAS COMIDAS PRONTAS, PELA SUA SAÚDE...!

[Nota: Eu, MM, já falei no da minha zona, e posteriormente falei com o responsável da qualidade de lá... se a conversa não surtir efeitos vou escrever no LIVRO DE RECLAMAÇÕES de cada vez que lá me for aviar! Ora bolas!!]

Boa leitura de rótulos e viva a participação de cada um para um mundo com menos porcarias!

6 comments:

  1. Boas, eu o que costumo trazer dos hipers só mesmo frango churrasco, será que também têm essa gordura?

    ReplyDelete
  2. Viva!
    Julgo que não... Para tirar todas as dúvidas, o melhor é ler sempre os rótulos e procurar por "gordura vegetal parcialmente hidrogenada" ou "gordura vegetal hidrogenada" ou ainda "óleo de soja hidrogenado" etc.

    ReplyDelete
  3. Espero que o frango de churrasco não tenha tais coisas, então mais nada se poderia trazer?!Eu trago algumas vezes, pois de carnes só como frango e peru.

    ReplyDelete
  4. Eu faço bacalhau " com natas" com molho bechamel. Mas faço eu o molho.

    ReplyDelete
  5. basta dizer "gordura vegetal" para ser hidrogenada!!!!
    A lei aceita essa "abreviatura"

    ReplyDelete