Wednesday, November 3, 2010

Sumos de Fruta = Fruta? Nããão!



Desengane-se quem bebe o seu mini sumo de fruta comercial, pensando que está a receber os benefícios da fruta natural, pois está equivocado e a gastar mais dinheiro.
A publicidade é enganosa, mas nós estamos cá para desmistificar.

Se por vezes nem tudo o que parece é, no que toca aos sumos com promessas de equivalência a fruta, essencial-mente nem tudo o que se diz ser, é. A uma marca de sumos com uma listagem de ingredientes que apresente mais que a palavra “fruta” ou a expressão “polme de fruta” não deveria ser-lhe permitido anunciar que é equivalente a fruta, pois não é. Muito menos deveria ser-lhe permitido mostrar uma fotografia de frutas unida à imagem da garrafinha, com a palavra “equivalente”, pois para o consumidor mais desatento essa mensagem pode ser enganosa. E se nessa listagem de ingredientes incluí palavras (plural) tal como “extractos de fruta”, “frutose”, “fibra alimentar”, e “antioxidante: ácido ascórbico (vitamina C)” e vitamina E”, então é porque foi preciso adicionar todos estes elementos para haver uma aproximação ao valor nutricional da fruta original. E mais não sabemos do que possa ter ficado de fora em relação à composição da fruta original. E também não sabemos ao certo se, depois dos ajustes todos, este sumo ficou nutricionalmente equivalente à fruta, pois a única equivalência que fazem é, de facto, visual e não quantitativa.


O que o ser humano precisa para uma boa saúde não são nutrientes e outros componentes alimentares soltos e separados tal como aqueles mencionados, mas do todo, integro, sem manipulação. Nada substitui a mãe natureza, pois existem muitos elementos nos alimentos que não são separáveis ou não devem, e outros ainda nem sequer identificados, e que sinergisticamente impactam positivamente a nossa saúde. Logo, se alguém lhe perguntar se já comeu fruta hoje também não seria com um composto de, por exemplo, “75% de polme de morango, 15% de extractos de fruta, polpa de banana, 4.5% frutose, fibra alimentar e antioxidantes” que a iria substituir. Mais depressa uma bebida que tivesse verdadeiros morangos e outras frutas frescas trituradas – e nada mais que fruta fresca.

Mas há outras razões para se suspeitar de promessas boas demais para serem verdade. Note-se os prazos de validade. Quando se tritura fruta fresca e se a embala sem mais aditivos, a validade será naturalmente curta – bom sinal. É como a fruta! Quando se tritura fruta fresca e se a embala sem manipulação, o seu sabor será natural, como a fruta! E se sabe bem, é porque a fruta foi mais recentemente colhida, o que lhe confere também mais valor nutricional. Para sumos com fruta colhida fora de época ou ainda “verde”, é natural que se tenha de adicionar alguma coisa para adoçicar: frutose – o açúcar da fruta. Adicionar frutose, contudo, eleva o teor calórico desnecessariamente.


Bom apetite, trincando bem a sua frutinha, que é bem mais saciante do que bebidas! E isto ajuda no controlo do seu peso... e é mais barato que sumos.

4 comments:

  1. Eu concordo! Fruta é fruta e não está numa embalagem de plástico! Eu sou incapaz de beber esses sumos...sabem a acúçar e não a fruta. Quem gosta de fruta como eu sabe qual é o sabor verdadeiro!

    ReplyDelete
  2. É verdade, a publicidade informa de maneira enganosa, já há muito tempo que deixei de acreditar na publicidade!

    ReplyDelete
  3. Olá Drªs. Eu tenho uma dúvida relativamente aos produtos frescos (post mais abaixo). Se me puderem dizer se este produto é bom ou não, ficar-vos-ia muito grata.
    Trata-se de uns produtos de soja ((soja hamburguer- produto fresco) que o continente agora tem que eu adoro. Mas tenho dúvida se os ingredientes são bons ou não. Passo a copiar totalmente os ingredientes mencionados na embalagem:
    Proteína de soja rehidratada (53%), água, glúten de trigo, cebola, amido de ervilha, proteína de ovo, dextrose, fibra de trigo, corante E150a, sal, extracto de levedura, especiaria, proteína de milho hidrolizada, aromatizante, maltodextrina, xarope de açúcar, regulador de acidez E 508, gordura em pó (gordura vegetal, xarope de glucose, proteína lactea, estabilizador E 451) cenoura, ervas aromáticas, gordura vegetal de palma, conservante E 223 e acidificante E 330.

    Muito obrigada!

    Sofia

    ReplyDelete
  4. Há pior, mas também há muuuuito melhor, por isso modere. Seria interessante de avaliar o perfil nutricional (kcal, g de proteína, sódio, gordura, etc.)
    Comidas com esta listagem imensa de ingredientes são de evitar sempre que possível!
    Podia fazer os seus hamburguers de soja em casa!

    Um beijinho,
    MM e CV

    ReplyDelete