Wednesday, August 26, 2009

Iogurtes e Índice Glicémico


O Índíce Glicémico (IG) é uma classificação atribuída aos alimentos que possuem hidratos de carbono, de acordo com a quantidade de açúcar que estes libertam no sangue e o consequente nível de glicémia.


Os alimentos com elevado IG, são absorvidos rapidamente, libertanto uma grande [e rápida] quantidade de açúcar na corrente sanguínea, provocando uma libertação equivalente de insulina. Este processo vai favorecer a rápida incorporação do açúcar nas células e favorecer a lipogénese (produção de gordura). Ao mesmo tempo, ocorre um diminuição rápida do açúcar em circulação no sangue, o que vai induzir a sensação de fome. Por restabelecerem os níveis de açúcar rapidamente podem ser úteis pontualmente para atletas em competição ou pessoas com hipoglicémia, mas para a maioria das pessoas é contra indicado numa base regular.


Os alimentos que possuem naturalmente um baixo IG são os que nos fornecem glicose (energia sob a forma de açúcar) de modo gradual, como é desejável que aconteça. Exemplos: as leguminosas (grão, feijão, lentilhas), as frutas e legumes, a aveia, as massas integrais e os produtos lácteos tal como os iogurtes (naturais ou doces, sem adição de açúcar).


Por este motivo, é surpreendente que marcas como a MIMOSA, publicitem alguns dos seus tipos de iogurte como tendo um baixo IG, uma vez que qualquer iogurte (sem adição de açúcar ou produtos açúcarados) disponível no mercado, tem baixo IG.


Estes iogurtes que são publicitados (ver imagem) estão disponíveis nas versões sólidos e líquidos. Se observarmos a lista de ingredientes dos mesmos, verificamos que, nada na lista de ingredientes sugere a inclusão de algum produto que faça baixar ainda mais o IG, com excepção de algumas variedades de sabor (ex: magro pedaços + cereais) que possuem uma pequena percentagem de inulina.


No fundo o que estas marcas estão a fazer é dizer uma verdade - que os seus iogurtes possuem baixo IG, mas este facto, como vimos, é verdade para qualquer outro iogurte (sem adição de açúcar ou produtos açúcarados). Contudo, aproveitam-se da ignorância dos consumidores sobre este facto fazendo-se passar como melhores que as outras, o que achamos ser moralmente questionável porque neste aspecto não são melhores, são iguais.


Contactámos a linha do consumidor da MIMOSA, questionando sobre alguma particularidade que estes iogurtes possuam para que tenham baixo IG. A resposta obtida foi o facto de não terem açúcar adicionado nem outros produtos com açúcar (ex: preparados de fruta), confirmando assim, que em nada diferem de outros iogurtes com as mesmas características. A diferença reside no facto da empresa ter solicitado a uma entidade independente que testasse e comprovasse o IG, no sentido de obter a certificação. Ainda assim, deixámos o nosso contacto para obter esclarecimentos adicionais, que entretanto aguardamos.


-------------------------------


Acrescento posterior - Esmiuçando a resposta da Mimosa.sobre o IG, o controlo de peso e a adequação para diabéticos:


Esta marca de iogurtes além da alegação de baixo IG para este tipo de iogurtes magros (que em cima explicamos a nossa posição) também diz-se ser vantajosa para a manutenção do peso ("contribuem para a manutenção do peso") e "adequado para diabéticos" (alegam: "1os iogurtes certificados para diabéticos").


Mimosa 1 - "Um iogurte magro, definido legalmente, é um iogurte com teor máximo de matéria gorda de 0,3%. Se olharmos para o mercado verificamos que existem vários iogurtes magros com diferentes percentagens de açúcar e gordura e com composições e ingredientes distintos: existem iogurtes magros líquidos, de colher, com adição de açúcar, com aromas, com bolachas, com frutas, com cereais, etc., numa variedade extensa que, apesar de magros, podem não ter baixo índice glicémico."


Comentário 1 - Nós aqui desafiaríamos a Mimosa, pois os dados da mais acreditada fonte de valores de IG, http://www.glycemicindex.com/, indicam que praticamente todos os produtos lácteos contêm baixo IG; além do mais, os ingredientes mencionados também têm baixo ou intermédio IG. Por exemplo: a sacarose (o comum "açúcar"), contém um IG intermédio, a maioria das frutas contêm IG baixos ou intermédios, e bolachas e alguns cereais podem conter IG elevados mas as quantidades adicionadas aos iogurtes é pequena, o que dilui o seu efeito glicemiante no final. Portanto, o impacto real destes ingredientes adicionados será nas calorias totais do produto final. Ou seja, continua a ser, a nosso ver, uma "falsa questão" no que toca ao IG.


Mimosa 2: "Porque a Mimosa considera relevante apresentar uma solução saudável para os consumidores em geral que também é uma solução nutricional para os consumidores diabéticos, resolveu reformular toda a sua gama de iogurtes magros de modo a garantir um baixo IG."


Comentário 2a - Que reformulação? Não vemos nenhum ingrediente nem processo de fabrico que espelhe alguma reformulação; se perguntámos e não nos contaram é porque não existe nada de especial nestes iogurtes. A nossa pergunta a esta resposta foi: "Qual é a diferença entre um iogurte magro “normal” e os iogurtes que a Mimosa declara com baixo IG?"


Comentário 2b - As pessoas com diabetes não precisam de alimentos especiais, reformulados especificamente, nem certificados para diabéticos. As pessoas com diabetes precisam de se alimentar BEM, tal como é aconselhado para toda a população, seguindo as recomendações, por exemplo, da nova Roda dos Alimentos. Ou seja, dado tudo que temos vindo a escrever, é uma "falsa questão" esta alegação de ser adequado para diabéticos. Podiam também dizer "adequado para adolescentes" que iria dar ao mesmo. Claro que é aconselhado para estas populações: todos os iogurtes o são.


Mimosa 3: "Por todas estas razões, a Mimosa tem legitimidade para comunicar que todas as 13 variedades magras respeitam 3 requisitos – são iogurtes magros, sem açúcares adicionados e com baixo índice glicémico – oferecendo segurança para quem consome e para quem recomenda."


Comentário 3) À luz de tudo o que temos vindo a dizer, apenas resumimos que consideramos estas 3 "falsas questões" e que quer diabéticos que queiram regular os níveis de açúcar do sangue, quer pessoas com excesso de peso que queiram regular os níveis de açúcar, emagrecer/controlar/manter o peso através de alimentos que ajudem a prolongar a saciedade... basta comerem iogurtes naturais simples (ou outros até, e nem têm de ser magros, aliás por vezes é melhor que não o sejam) para atingirem os seus objectivos de uma alimentação saudável.



Ou seja, não são precisas marcas com alegações extra para os efeitos mencionados. Há mais de 2 mil anos que o iogurte existe (claro que de fabrico grosseiro) e já com reconhecidas vantagens para a saúde, como nos comunica esta marca exactamente: "Ao longo da história surgem várias referências ao iogurte, a primeira das quais datada do século II A.C., quando já lhe são atribuídas vantagens para a saúde do homem." (fonte: Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa).

(Nota: os bolds Mimosa foram colocados por nós)

Cumprimentos das autoras,

CV e MM

14 comments:

  1. Por isso eu nao toco em alimentos de alto indice glicemico, para abrir o apetite sao do melhor que há!
    Mas tambem mesmo os que nao tem açucar adicionado, mas contem aspartame, supostamente de baixo indice glicemico e que acabam por tambem aumentar o apetite (por caminhos diferentes)

    ReplyDelete
  2. Não concordo com a vossa intervenção junto à mimosa! Acho que a mimosa fez muito bem em dizer que estes iogurtes são de baixo indice glicémico. É verdade que é um facto e que não estão a dizer nada a mais, só estão a tentar vender mas também é verdade que cerca de 90% dos iogurtes contêm açucar e é bom o consumidor saber quais os que não contêm açúcar. Nem toda a gente se dá ao trabalho de ler os rótulos, nomeadamente os ingredientes. A mimosa pura e simplesmente soube vender usando um facto e alerta acerca desse facto!Não vejo qual o problema de o terem feito.
    Não fizeram publicidade enganosa :)!
    Angel

    ReplyDelete
  3. Eles só conseguem ver os cifroes ($$$$) à frente, querem é vender!

    ReplyDelete
  4. Ao que sei os iogurtes contêm lactose, um dissacárido que por isso mesmo é de elevado índice glicémico. Apesar do iogurte ser magro e natural contém naturalmente este açúcar. Assim, não percebo porque estes ditos iogurtes são naturalmente de baixo IG? Ou talvez esteja a dizer uma grande asneira...

    ReplyDelete
  5. É por essas e por outras que não lhe toco.
    Eles que façam a venda a outro, comigo é que não contam mesmo.

    ReplyDelete
  6. Cara ou caro Angel
    O nome deste blog é 2ª Opinião em Nutrição. Obrigada também pela sua, tão válida como qualquer outra desde que sustentada, e volte sempre.

    Nós discordamos com a sua visão, porque enquanto profissionais do ramo vemos o estado de confusão em que as pessoas andam e a dificuldade que lhes causa as meias verdades nas suas escolhas alimentares ou até gestão do peso. Não estamos a dizer que estão a mentir ou propositadamente a enganar. Estamos a constatar o efeito final: que esta verdade dita assim poderá ser enganosa (é por isso moralmente questionável) e causar confusão para o utilizador menos informado sobre o tema do IG. Seria como dizer "comprem o azeite X porque não contém colesterol"; ora nenhum azeite o contém. Esta informação é verdade mas confunde, apenas visa vender mais aproveitando-se da ingnorância das pessoas, ou seja da sua incapacidade de fazerem escolhas informadas - porque não lhes estão a dar a informação toda.

    Cumprimentos e obrigada.

    ReplyDelete
  7. Cara Madalena Muñoz,

    Aceito perfeitamente o seu ponto de vista. Mas se existem pessoas ignorantes há que dar a devida informação.A mimosa dá essa informação relativamente aos seus iogurtes, porque não contêm açúcar. Enquanto todos os azeites no mercado não contêm colesterol, nem todos os iogurtes no mercado não contêm açúcar...
    Digamos, eles poderiam dizer os nossos iogurtes têm um baixo indice glicémico porque não contêm açúcar adicionado.Assim já seriam mais claros?
    Penso que um ponto fulcral onde uma pessoa deveria intervir junto a uma empresa tipo mimosa, nestle etc seria precisamente nas quantidades de açúcar que adicionam aos cereais, iogurtes, especialmente produtos para as crianças!
    Angel

    ReplyDelete
  8. Cara/o Angel,
    O tema do post não é o açúcar, mas sim o IG. E todos os iogurtes têm um IG baixo, mesmo com açúcar. O açúcar, a sacarose, tem um IG intermédio. Um iogurte sem açúcar terá um IG inferior, mas na mesma, os argumentos mantêm-se: todos os iogurtes têm baixo IG. Neste aspecto, os da mimosa não são especiais, entende isso?

    E sim, um outro tema e interessante seria questionar a quantidade de açúcar adicionada como menciona. Vamos por partes :).

    E quanto ao exemplo do "azeite sem colesterol", a verdade é que nem toda a gente sabe que o colesterol não existe em fontes vegetais, e se se quiser pegar por aí para vender mais azeite, pegar-se-á, porque a publicidade banca muitas vezes do consumidor menos informado e da informação incompleta, apesar de verdadeira.

    Obrigada pelo seu contributo e volte sempre.

    Madalena Muñoz

    ReplyDelete
  9. Cara Madalena Muñoz,

    Obrigada pelo esclarecimento.
    É que no vosso texto têm escrito:
    '...os produtos lácteos tal como os iogurtes (naturais ou doces, sem adição de açúcar...' e
    '...que os seus iogurtes possuem baixo IG, mas este facto, como vimos, é verdade para qualquer outro iogurte (sem adição de açúcar ou produtos açúcarados)..'
    Fiquei com a ideia que só os iogurtes sem açucar têm um IG baixo, mas pelos vistos isso não é verdade.
    Obrigada
    Angel

    ReplyDelete
  10. Viva,
    No post referimo-nos originalmente ao tipo de iogurtes relacionado com a alegação. A alegação da certificação de baixo IG é para os iogurtes sem gordura e sem açúcar. Mas de resto, todos os iogurtes, todos os lácteos até, têm baixo IG, salvo excepções que poderão ter IG intermédio (ver comentário anterior sobre a sacarose).

    Obrigada nós, pelas suas pertinentes intervenções que muito ajudarão outros leitores.

    ReplyDelete
  11. Eu não percebo muito do assunto, apenas vou apanhando algumas coisas de noticias em jornais, mas vi isto aqui num comentário e tenho uma dúvida:
    "O açúcar, a sacarose, tem um IG intermédio." Se o açucar tem um IG intermédio, o que é que têm alto? Existe alguma escala (alguma definição) para isso?

    ReplyDelete
  12. Boa Noite, Dra. Madalena

    Mais uma vez excelente... vou encaminhar os leitores do meu blog para aqui...

    Obrigada

    ReplyDelete
  13. A todos os interessados, podem ler os critérios que afectam o IG dos alimentos aqui:
    http://www.apdietistas.pt/artigos/indice_glicemico.html
    E para uma listagem muito completa leiam este artigo:
    http://www.ajcn.org/cgi/reprint/76/1/5.pdf
    Para consultarem o "site oficial": www.glycemicindex.com.
    Boa leitura!

    Madalena Muñoz

    ReplyDelete