Tuesday, November 3, 2009

Atenção Pais: KINDER = MUITO AÇÚCAR, GORDURA E CALORIAS!!

Estamos perante um caso flagrante de publicidade enganosa.

Pretendemos com este post esclarecer todos os adultos que fazem as compras lá de casa, todos os avós que dão de lanchar aos seus netos (naturalmente pedinchões e gulosos, como as autoras também foram), e todas as crianças e adolescentes consumidoras regulares dos produtos Kinder.
Do site http://www.ilovekinder.com/ depois de clicar em Bem Vindo somos saudados com 8 "ingredientes" necessários para os seus produtos: concordamos a 100% com o da "ILUSÃO"!

Sobre o Kinder Delice Cacao lê-se:

1 - "É um bolo nutritivo e de confiança, graças aos seus ingredientes (farinha, leite e ovo)"
Qual quê! Estamos indignadas com esta afirmação e sem qualquer confiança!
O 1º ingrediente, e que escandalosamente não está reflectido no quadro da informação nutricional sob a categoria dos hidratos de carbono, é ÁÇÚCAR! MUITO AÇÚCAR!
Sim, porque os ingredientes no rótulos das embalagens estão listados em ordem de quantidade (do mais para o menos), e se o leite é o 3º ingrediente e apenas contém 10%, imagina-se a quantidade dos primeiros dois... elevadas quantidades de açúcar e gordura.
A farinha está em 4º lugar, com 8.5%, e os ovos em 5º lugar (entre 5,1 - 8,4%). Achamos incrível que aleguem estes minoritários ingredientes como chave, tentando assim "puxar ao saudável"!

Leite, farinha e ovos - com todos os seus atributos e benefícios nutricionais, só serão dignos de elogio enquanto "leite", "farinha" e "ovos" a 100% (ou vá lá, a 50%, depende da mistura...). Ora, KINDER não é de todo maioritariamente leite, farinha e ovos; KINDER é MUITO AÇÚCAR, MUITA GORDURA e MUITA ILUSÃO! As suas irrisórias quantidades de leite, farinha e ovos anulam quase praticamente os benefícios nutricionais destes ingredientes!

A nossa posição é: KINDER/FERRERO: assumam todos os ingredientes, e não se tentem passar por algo que não são, e que pode prejudicar a saúde dos consumidores menos atentos.
O 2º ingrediente deste "bolo" são: gorduras vegetais. O resultado disto? Um produto com 28,4% de lípidos (gordura), o que não é DE TODO desejável ou saudável para um lanche/snack... Se não vejamos a ideia do fabricante:

2- "para saciar os pequenos apetites entre refeições com muito gosto e de forma nutritiva. É a melhor alternativa para acalmar o ´Ratinho´(...)"

A nossa posição é: KINDER é uma escolha medíocre para saciar o apetite entre refeições; é um produto que se encontra fora das orientações duma alimentação saudável; é em tudo semelhante a uma qualquer guloseima - hiper calórica, hiper gordurosa, hiper refinada, e hiper açucarada. Como tal, e ingira-se como uma qualquer outra guloseima: Raramente!! Se querem engordar as nossas crianças com snacks de medíocre qualidade, recomendar-se-iam muitos lanches com estes produtos e semelhantes.

As calorias deste produto (450 kcal /100g, 57% das quais provenientes de gordura) são quase tão elevadas quanto as dos M&M (492 kcal/100g, das quais "apenas" 38% provêm de gordura.)

Acrescentamos ainda que o Kinder Cereali é ainda PIOR nutricionalmente, com 553 kcal/100 g e quase com 34 g de gordura (ou seja, um snack 55% gordura!!), pois tem como 1º ingrediente chocolate, e como 2º açúcar! Com uns irrisórios 7.5% de cereais!

Por último, deixamos algumas sugestões e ideias para lanches saudáveis e práticos:
broa de milho com queijo
pão com manteiga de amendoím
banana
iogurte natural (coloque-se fruta fresca para adocicar, por exemplo pêra Rocha - um produto nacional)
aveia - flocos finos para adicionar ao iogurte
cenoura - roer
:::

Melhores cumprimentos das autoras,
MM e CV

11 comments:

  1. Acreditem que ainda hoje vi esse anuncio e pensei precisamente o mesmo!
    Eu tambem sou fa de pera rocha logo pela manha. So nao sou fa de milho, por duas razoes, uma delas e a grande probabilidade de ser transgenico vindo possivelmente dos EUA. A segunda, foi um livro que li do Dr. Russell Blaylock (Excitotocins the Taste that Kills) onde fala do excesso de excitotoxinas contidas no milho. Existe uma palestra no google video onde ele fala sobre este assunto, se tiverem interessadas procurem por Russell Blaylock no youtube ou google video(este ultimo tem as palestras). Ele recomenda o livro a nutricionistas, pois as excitotoxinas sao introduzidas nos alimentos processados. Vale a pena.

    ReplyDelete
  2. É uma vergonha,mesmo...temos que estar com os olhos bem abertos e estar informadas...
    Gostei deste blog!

    ReplyDelete
  3. Excelente Blog!!
    Já conhecia o "Consultório de Nutrição, mas este então revelou-se um verdadeiro serviço público! Muitos Parabéns às autoras.
    Bem Hajam!
    Teresa

    ReplyDelete
  4. Boa Noite

    O grande desafio é conseguir numa consulta de nutrição desmistificar as crenças entranhadas pelos miúdos, pelos pais e pelos avós acerca destes produtos.

    É uma tarefa bem árdua, lutar contra as publicidades coloridas e divertidas destes produtos, que passam curiosamente no intervalo dos desenhos animados. Contra a "riqueza em leite" e a facilidade e rapidez com que é colocado na mochila!

    Um desafio constante!
    Parabéns pelo excelente post.

    ReplyDelete
  5. Muito obrigada por este esclarecimento. É verdade que nós, pais, sabemos perfeitamente o que os Kinder são, nada mais, nada menos que guloseimas. No entanto há pessoas menos informadas que podem muito bem crer na publicidade enganosa! Obrigada pelo aviso!

    ReplyDelete
  6. Boas! Gostei do artigo e devo dizer que andam muitos pais a obrigar os seus filhos a comer mal... Na sala do meu filho(anda no 4º ano), em 20 crianças, ele é o único que leva cenoura, fruta e iogurte simples para a escola.Quando leva cenoura leva sempre a mais pois divide com os colegas.
    Cumprimentos

    ReplyDelete
  7. Parabéns pelo profissionalismo e isenção, característica rara, mesmo entre profissionais de saúde e nutrição...
    É necessário informar e alertar, colocar as pessoas a reflectirem sobre as suas escolhas do dia-a-dia. Já para nem falar nas regras da publicidade, que deviam ser muito mais rigorosas.
    Todos temos de estar conscientes de que o mais importante é a saúde das pessoas não a situação económica de empresas sem escrúpulos.
    Obrigada!
    Bem hajam!

    ReplyDelete
  8. Parabéns a todos os que conseguem ter essa atitude de ser diferentes e de marcarem por essa diferença.
    De facto, todos nós devemos ser consumidores mais responsáveis e mais exigentes, para que o mercado responda de acordo com a nossa exigência.
    Muitas vezes deixamos nos levar na onda e porque todos os meninos levam, os nossos filhos levam também o bolicao e o kinder ou outro semelhante. Há que ser diferente e mostrar que essa diferença é positiva e não factor de exlclusão.
    Cumprimentos,
    Cláudia Viegas

    ReplyDelete
  9. Olá estou fazendo facul de nutrição e acho que poderei aprender muito com este blog.

    Bjs!

    ReplyDelete
  10. Infelizmente, são poucas as pessoas que prestam atenção à informação nutricional dos alimentos que consomem e se preocupam verdadeiramente com as suas escolhas alimentares.

    Se dissermos aos nossos pais e avós que este tipo de produtos só devia ser permitido esporadicamente, provavelmente eles vão-nos responder qualquer coisa do género: "Um chocolate nunca fez mal a ninguém." ou "São crianças, devem comer de tudo!" Sim, é verdade, mas não todos os dias.

    É pena que, apesar de toda a informação disponível, as pessoas tenham ainda tantas ideias erradas.

    ReplyDelete
  11. Não sou muito fá do Kinder Ovo e afins pois acho muito dinheiro (por nada), más muito raramente já os comprei. Agora com esse esclarecimento já era.

    Conheci hojo este blog e já estou amando.
    Abraços

    ReplyDelete