Friday, January 15, 2010

Leite condensado light

A propósito de uma conversa à mesa durante o repasto natalício, na qual, uma cunhada (da CV) referiu "este doce posso comer à vontade porque o leite condensado é light", resolvemos esclarecer este assunto.

Um alimento é, por definição, light, se um dos seus nutrientes for reduzido em pelo menos 30%). O que acontece na prática é que, na maioria dos casos, para reduzir um nutriente (normalmente gordura ou açúcar) aumentam-se os outros para se conseguirem manter as características organolépticas (cheiro, textura, sabor... ).

O resultado é, por exemplo, chocolate light com menos açúcar (até rico em fibras), com mais gordura, ou bolachas light, com menos açúcares, mais fibra, mais gordura.

Vejamos então, em concreto o caso do leite condensado. Por uma questão de disponibilidade logística, comprámos no Pingo Doce, duas latas de leite condensado, marca Pingo Doce, uma light e outra normal.

Logo à partida, aquilo que vemos destacada em letras grandes é o conteúdo nutricional de cada uma:



Os valores nutricionais, como podemos observar, parecem-nos mais favoráveis no leite condensado light, mas sem diferenças significativas. Aquilo que é grave e que não salta logo aos olhos do consumidor é que no caso do leite condensado normal os valores apresentados são para 2 colheres de sopa (43 g) e no caso do light são para 1 colher e meia (33 g).

Se observamos os valores por 100 g, vemos facilmente que embora o leite condensado light não tenha gordura, é mais rico em açúcares (60,7 g / 100g) do que a versão "normal" (55,3 g / 100g).


Assim, se forem feitas as contas para as mesmas duas colheres de sopa, o resultado seria:

Temos apenas 18,7 Kcal de diferença.

Quando usamos 1 lata de leite condensado ()370 g para uma sobremesa que vai dar origem a 10 doses (por exemplo) a redução calórica é de 15,9 Kcal por dose, ou seja um valor insignificante.

Resta-nos o conforto de saber que no caso desta marca o custo de uma versão ou da outra é o mesmo.

Não devemos no entanto, esquecer que quando pensamos que é light temos a tendência para comer a dobrar.
Por isso cuidado com os light e afins, porque o melhor é mesmo APRENDER A COMER.

8 comments:

  1. Boa noite!
    Tudo muito correcto. Excepto que dá uma lata de leite tem cerca de 10 doses mas de 43g... Logo cada dose tem uma diferença das 18 calorias... Mas é preferível comer 1 dose de leite condensado normal (que se calhar até é + barato que o light- isto não faço ideia) que encher a cara com light e achar que a palavra LIGHT muda tudo.

    De resto concordo, além disso as pessoas têm que aprender que nem tudo gira à volta de calorias... Há coisas igualmente ou por vezes até mais importantes como os níveis de gordura/açúcar e se o alimento conta ou não com substância não naturais que são terríveis para a saúde (como os famosos "E(número)")

    Blog fantástico =)

    Lara

    ReplyDelete
  2. Olá,
    Peço desculpa, tem razão. Não fiz os cálculos ao total da lata.
    Já está corrigido. De qualquer forma, o valor é insignificante.
    Cumprimentos,
    CLáudia Viegas

    ReplyDelete
  3. Boa noite!

    Em primeiro lugar quero-vos dar os parabéns porque este blog está mesmo muito bom (e a falta que esta informação faz).
    Como também sou dietista, muito comummente faço comparações e análise de rótulose há pouco tempo deparei-me com as gelatinas e os 0% de matéria gorda(por acaso até escrevi um post no meu blog sobre isso http://obloguedamaggie.blogs.sapo.pt/263669.html). Eu acho que a informação que passa para o público devia ser tríada, pois há publicidade que mesmo não sendo parece enganosa.

    Cumprimentos,

    Margarida

    ReplyDelete
  4. Muito interessante.
    Foi pena terem deixado de escrever :(

    ReplyDelete
  5. Obrigada pelas vossas informações, é essencial estarmos informados, principalmente no que toca ao que comemos. Tenho mais uma dúvida, ou melhor desconfiança, relativamente aos produtos Light e produtos que anunciam ser sem adição de açúcar. A minha questão é: sempre que referem não ter açúcar este é substituído por asparteme? é que vi uma reportagem sobre este produto assustadora.
    Obrigada
    Mariana

    ReplyDelete
  6. Temos imensa pena de ter deixado de escrever, temos tido tantas solicitações noutras áreas... pedimos desculpa aos leitores!

    ReplyDelete
  7. Matilde: o melhor mesmo é ler o rótulo, lá estará indicado o que é utilizado. Depende muito de produto para produto.
    Obrigada!

    ReplyDelete