Friday, May 22, 2009

Carta ao Continente: Excesso de Gordura, Sal "q.b.", na receita "Lasanha de Bacalhau" e Sugestões de Melhoria



Exmºs Senhores

Em relação à receita em conta "Lasanha de bacalhau", venho referir que, no contexto actual, em que as doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras, estão na ordem do dia, sendo a obesidade considerada uma epidemia, parece me extremamente desadequado, colocar a margarina vaqueiro como um ingrediente base da receita.

Para além disso, uma análise mais cuidada da receita, permite verificar que da margarina vaqueiro, são utilizados apenas 40 g, em comparação com o leite, do qual são usados 7 dl. Parece-me igualmente desadequado considerar o azeite como um ingrediente base, por motivos semelhantes, embora, do ponto de vista qualitativo, o azeite seja uma gordura de qualidade muito superior à margarina.

Considero ainda lamentável, mais uma vez dentro do contexto actual, que não tenha sido contemplada uma salada de alface (e/ou tomate) para acompanhar o prato, uma vez que os legumes são considerados componentes fundamentais numa alimentação equilibrada.

Observo ainda que na receita é referido para o molho branco o uso de sal - q.b.. No entanto a apreciação nutricional refere por dose de lasanha, um teor de sal de 4,9 g (valor que para uma refeição ultrapassa largamente o recomendado). Não entendo como é possível indicar este valor quando o uso de sal está dependente do "q.b.". Talvez estejam apenas a fazer referência ao sal do prato, sem contabilizar o que é adicionado "q.b.", o que não deixa de estar incorrecto/incompleto.

Refiro ainda que considero a iniciativa das "Receitas em conta" muito interessante e louvável, mas penso que o Continente, numa perspectiva de responsabilidade social, podia ter uma acção mais educativa para com o consumidor. Neste sentido, para a receita em causa sugeria as seguintes alterações:

1 - Redução para 20 cl a quantidade de azeite utilizada para o refogado
2 - Substituição de margarina para azeite a gordura utilizada no molho branco (ao nível do sabor esta alteração não é perceptível e melhora consideravelmente o perfil lipídico, com diminuição de gorduras trans e aumento de ácidos gordos monoinsaturados) e redução da quantidade utilizada de 40 para 20 g.
3 - aumento para 200 g de cebola a quantidade utilizada na preparação do recheio
4 - eliminação da farinha para engrossar - eliminação de glícidos refinados desnecessários
5 - inclusão de alface com + 20 g de azeite para temperar e oregãos - aumento da quantidade de fibra (contribuição para a sensação de saciedade), vitaminas e minerais

Considero que estas alterações melhorariam o perfil nutricional da receita, sem aumento significativo de custos (1 alface 400 g - 0,52 €) http://www.continente.pt/).

Continuação de bom trabalho.

Com os melhores cumprimentos,

Claudia Viegas
Dietista

No comments:

Post a Comment