Tuesday, July 21, 2009

Fruta Cortada ao Meio nos Supermercados e Perda de Vitaminas

A fruta fresca idealmente deve ser consumida pouco tempo depois de ser lavada e cortada para uma maior preservação dos nutrientes. Consideramos uma PRÁTICA DESACONSELHADA CORTAR A FRUTA NO PONTO DE VENDA, como estão cada vez mais à vista nos supermercados. Imaginamos que haja questões práticas e económicas relacionadas (metade duma melancia ou meloa pode dar mais jeito para quem viva sozinho, ou quem não consiga acartar com tanto peso...) mas então que se encontrem alternativas melhores. Entretanto estas são algumas das nossas preocupações:

1º não sabemos o tempo a que esta fruta fica sujeita à exposição do AR antes de ser envolvida em película aderente; o oxigénio degrada as vitaminas da fruta.

2º não sabemos o tempo a que esta fruta fica sujeita também à exposição da LUZ; a luz degrada certas vitaminas.

o acto de cortar a fruta causa PERDAS de VITAMINA C, porque conjuntamente com o OXIGÉNIO, activa fortemente uma enzima que catalisa (impulsiona) a formação duma forma inactiva (inútil) da VITAMINA C.

[A vitamina C (ácido ascórbico) é necessária para a formação do colagénio, norepinefrina e carnitina. É um factor importante no metabolismo do colesterol e um potente antioxidante, e estudos sobre o seu papel na prevenção da saúde cardiovascular, cancro e cataratas continuam a ser efectuados.
Esta vitamina oxida com muita facilidade: a luz, o oxigénio, o calor, entre outras situações. E visto ser uma vitamina hidrossolúvel, perde-se na água da cozedura. ]


Nota: Se comermos fruta com menos/muito menos teor vitamínico estaremos num mau caminho de manutenção da nossa saúde. E visto que o consumo regular de legumes e verduras frescas infelizmente escasseia ainda mais do que o da fruta (segundo a minha intuição de nutricionista, Madalena Muñoz, não tenho aqui dados para esta afirmação), receio que não haja uma compensação nutricional por esta via. Acrescento que os suplementos alimentares não são sistema para compensar carências vitamínicas durante uma vida inteira. "Uma coisa são as vitaminas da coisa, outra coisa é a coisa..."

FORTE SUGESTÃO:

COMPRAR FRUTA INTEIRA e comê-la a poucos minutos de a arranjar.

8 comments:

  1. PArabéns pela iniciativa! Continue com o blogue :)

    ReplyDelete
  2. Cláudia e Madalena, adorei o blog de vcs, inclusive estou acompanhando. Faço dieta a uns 4 meses e preciso esta atanta em relação a boa alimentação.
    Em relação ao post, penso que o ideal seria pegar as frutas direto no pé... por isso gosto tanto da roça..rsrs...

    bjos e sucesso no blog

    ReplyDelete
  3. Ora se estas frutas perdem a casca protectora e não sabemos em que condições de higiene estava o instrumento que cortou a fruta, nem como estavam as mãos que a manusearam é de longe preferível não comprar fruta partida...

    ReplyDelete
  4. Obrigada Branquinha! Obrigada Lucineia e "boa dieta"! E Mariaprof tem toda a razão: esse assunto nem quiz abordar para não levantar demasiados receios, mas claro que o manusear da fruta cortada e de todas as superfícies que contacta são mais riscos potenciais a uma boa higiene alimentar. Obrigada e até breve, MM

    ReplyDelete
  5. Boa tarde! Tive agora conhecimento do vosso blog, o qual tenho a certeza que me será muito útil!!! Virei cá com regularidade com certeza. Nunca tinha pensado nesse aspecto da fruta já cortada.
    Até breve

    ReplyDelete
  6. Bom dia, só agora tive conhecimento deste blog, mas desde já vos dou os meus Parabéns e o meu agradecimento, por aquilo que fazem em prol da melhoria da saúde pública ao nível da alimentação. Quantas vezes estes "pormenores" nos passam despercebidos????
    O meu muito obrigado.
    Boa continuação,
    Teresa Sebastião

    ReplyDelete
  7. Boa Noite,

    Mais uma excelente iniciativa.
    Parabéns às duas e continuação de bom trabalho.

    www.alimentacao-mais-saudavel.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Olá resolução, Olá Teresa, Olá Susana, obrigada por visitarem; podem também contribuir alertando-nos para situações que sejam importantes informar. Boas leituras e até breve, MM.

    ReplyDelete